quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Dia 55

Bem, hoje o dia foi uma chuva de estupidez como eu não via há muito tempo. Primeiro, foi o primeiro dia de trabalho da nova empregada, e isso deixou logo o café mais agitado com a curiosidade dos clientes para saber quem era, a nossa necessidade de lhe mostrar onde estavam as coisas e a sua adaptação ao trabalho. De resto, tenho 4 situações para vocês.

- arrumação acima de tudo.
Estava o patrão a 'limpar' o espaço, arrumando tudo o que estava fora do sítio, quando pega num saca-caricas e o põe na mala pessoal... até perceber o que tinha feito e ir pô-lo na gaveta onde pertence.

- cinzeiros limpos.
Meio da manhã, o café estava um caos. Clientes, loiça suja, torradas a fazer, uma senhora chegou ao balcão e pediu-me um cinzeiro. Eu peguei rapidamente num limpo e dei-lhe. Qual não é o meu espanto quando a senhora, como se de um copo se tratasse, começa a ver se o cinzeiro está realmente limpo, observando-o no ar com a luz da janela. Apeteceu-me perguntar se ia pôr lá a boca, mas controlei-me.

- meias a 5€.
Meio da manhã, também durante o caos. Entra uma senhora de etnia cigana no café e começa a dizer algo depressa que eu não percebo. Avanço para a atender, e ela começa a pôr pares de meias em cima do balcão, repetindo 'dois pares 5€, olhá meia tão linda, veja sem compromisso, é barata', e outras frases que nos incentivavam a comprar as meias. É mais que proibido vender seja o que for ali dentro, e eu comecei com um ataque de riso daqueles. Fui chamar o patrão, e quando viémos, tínhamos o balcão cheio de meias e a senhora já estava a chatear os clientes que estavam sentados. Surreal.

- caixa do correio nova.
Temos há poucos dias uma caixa de correio do café. Normal, rectangular, cinzenta, à porta do café. O carteiro chegou e deixou as cartas em cima de uma mesa lá dentro, como de costume. O patrão, vendo, foi buscar as cartas a resmungar, que ele não tinha visto a caixa lá fora. É nisto que um cliente começa a ficar preocupadíssimo e pergunta: 'Aquilo lá fora não é um marco do correio? É que eu pus uma carta lá dentro que é para mandar para a Vodafone...'

Sem comentários:

Enviar um comentário