sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia 51 - para Ela

É com muita tristeza que anuncio e aqui torno pública a demissão da nossa Chefa. Pela primeira vez, e com autorização da mesma, divulgo um nome neste blog. Teresa Lopes, protagonista dos episódios: 'falsa partida' (Dia 6), 'luto pelas 19 tigelas' (Dia 14), 'tintureira do Cacém' (Dia 15), 'nova cor: morno' (Dia 32), 'ataque de riso colectivo (Dia 33), 'arrumadores' (Dia 35) e 'miss t-shirt molhada do Spazio (Dia 35).

Mulher plena, completa, genuína, fiel. Sorriso a que se renderam os corações mais frios, sorriso que aos mais infelizes ensinou a sorrir, sorriso que contagiou, sem palavras, só por existir. Olhos castanhos e transparentes que revelam, centímetro por centímetro, a singeleza de um ser com um mundo de histórias de vida para contar, histórias essas que são privilégio exclusivo de ouvidos transparentes como os seus olhos. Parafraseando uma grande amiga, só a podem conhecer aqueles que ainda 'padecem de ouvidos'. Firmeza e coragem que abala montanhas e leva o mundo à frente, para a frente. Simplicidade tão complexa que não há palavras que a possam definir. Mulher de armas que vive e respira serviço, respeito, lealdade, protecção, ensino, mulher que tanto me ensinou, que tanto acompanhou em tão pouco tempo. Olhos que já foram demasiadas vezes inundados em lágrimas, mas não na nossa presença, pois mulher de armas é, e mulher de armas que não vacila. Mãos que seguraram mãos destroçadas, braços que carregaram em si o peso de uma família para reconstruír, e venceram! Mulher sobrevivente que espalha sobrevivência e abdica de si em prol dos outros, resgatando quem precisa de um pouco da sua força (que não acaba nunca!). Como eu a admiro pelo que ela é, e como vou sentir a sua falta no dia-a-dia do café... eu e os clientes, e os que foram seus colegas! Desejo apenas que esta mudança seja proveitosa para ela e, para onde ela for, que receba tudo o que nos proporcionou onde nos recebeu.

O teu sorriso contagiou sem palavras, e por isso eu, em tantas palavras, não consigo transmitir o que com um sorriso tu entenderias. Obrigada, Teresa.

Sem comentários:

Enviar um comentário